Data:
25/05/2015
O
professor Ray iniciou a aula falando dos relatos da aula anterior e
muito satisfeito com a aprendizagem de 98% da turma, até mesmo
porque a aula foi de muitas informações e que a turma o surpreendeu
por que mesmo com tanta informação conseguimos abstrair muitas
delas.
Em
seguida falamos sobre tipos de arquivos de cada softee e que para
abrirmos um arquivo em um softer diferente em que ele foi produzido
precisamos fazer um salvamento de compatibilidade, salva-se com e
transforma na extensão, olhando sempre no que está escrito dentro
do parêntese. Vale ressaltar que o writer é um softer livre, assim
ele funciona no windows, linux, mac dentre outros, mas precisamos ter
cuidado ao salvar em outros softers quando formos abri-los no
writer.
O
professor orientou-nos quanto a fazermos o alinhamento dos textos
colocando-os no modo justificado, até mesmo os textos produzidos nos
fóruns de discussões.
Fizemos
algumas atividades orientadas e anterior elas o professor explicou o
significado das palavras colar, copiar e recortar.
- Colar: colocar a imagem ou texto onde deseja.
- Copiar: Duplicar a imagem. Pasta copiar uma única vez para colá-la quantas vezes quiser.
- Recortar: tirar a imagem de um lugar e colocá-la em outro.
A
primeira atividade que fizemos no writer foi copiar um bilhete,
convocação ou aviso entregue pelo professor e fazer de maneira que
ficasse uma cópia fiel do documento entregue a nós. Esta atividade
nos fez usar as ferramentas do writer na questão de copiar e colar
porque eu tive que copiar o símbolo da SEDF da internet e trazer
para o documento, este procedimento difere do procedimento do word.
No writer eu clico no documento, em seguida na palavra inserir –
figura- nome do arquivo. Eu tive dificuldade em colocar a figura no
local desejado, mas após a inferência do professor consegui
colocá-la, até porque as nomenclaturas mudam. Salvamos o documento
com extensão para dois softers diferentes.
A
segunda atividade foi confeccionar uma tabela onde tivemos a
necessidade de explorar a internet para buscarmos imagens conforme
informações que aprendemos em uma aula anterior, salvamos estas
imagens num arquivo, fizemos as tabelas, escrevemos o que nos foram
solicitados, esta tabela tinha o nome de quatro animais, quantidade
de patas e a imagem de cada. Utilizamos as ferramentas de formatação
do writer para centralizar, copiar e colar imagens, bem como
aumentá-las e reduzi-las de acordo com a necessidade de cada
estudante. Também usamos as ferramentas de tabela para colorir
linhas ou colunas.
O
professor Ray explicou como se deve entrar no E-PROINFO para termos
acesso aos manuais do curso.
Eu
só tenho que elogiar a metodologia do professor porque é nítido o
seu comprometimento. Cada aula dada me incentiva a vir, pesquisar e
estudar cada informação dada. A clareza das explicações porque
percebo que atinge a todos, até mesmos os que tem mais dificuldades.
Os temas tradados ficam bem esclarecidos. Esta postura que você tem
em sala Ray faz com que realmente as pessoas levem a sério, porque
já tive experiências anteriores que desmotivavam a execução de
tarefas pois notava-se que não importava a data de entrega e a forma
que os trabalhos eram feitos, todos tinha a mesma nota, aqui não
percebo seu cuidado ao ler, atenção e respeito a cada cursando.
Gosto das aulas e da maneira que são ministradas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário