CURSO:
EDUCANDO COM TECNOLOGIA – PROINFO INTEGRADO
RELATO
9
A
aula iniciou com Ray explicando sobre a atarefa do fórum que estará
disponível até dia 7 de julho deste ano. O professor explicou o que
é uma atividade assicrona e síncrona no fórum. A síncrona é em
tempo real como em chats e whattsap, Assíncrona não é em tempo
real, ou seja, eu escrevo e no tempo de cada estudante irão passar
pelo fórum em um determinado momento e fazer a leitura de que cada
um posta. O responsável por sempre abrir o fórum é o tutor, neste
momento ele determina o que deseja da atividade e explica como a
mesma acontecerá.
Após
esta explicação foi passado o vídeo do livro “Desistir nunca”,
onde o professor chama nossa atenção para não desistirmos na
primeira dificuldade. Nos leva a fazer uma reflexão do curso e de
nossa vida!
Nesta
aula aprendemos a fazer um jogo usando o LibreOffice impress,
sinceramente amei! Fico imaginando em como pode ser útil em diversos
conteúdos, daí me vem um monte de sugestões de jogos e me remete a
uma grande saudade de quando eu estava em sala de aula, aquela
nostalgia: “ Se estivesse em sala poderia trabalhar... com isso ou
aquilo”.
Enfim
como se monta um QUIZ:
1o
O tema do jogo ( Conteúdo que pode ser dinamizado com um tema como
folclóre)
2o
O impress
3o
As questões do jogo ( não pode ser muitas perguntas porque cansa o
jogador
4o
as imagens ( lembrando de sempre abrir uma pasta para guardar as
imagens
Depois
destes planejamento precisamos usar o impress e elaborarmos nele os
passos abaixo, que foram tido pelo professor como o 1o
passo da atividade:
1o)
Uma capa que atraia os futuros jogadores
2o)
Um menu com imagens para que escolha a pergunta que irá responder
primeiro,
3o)
colocar cada pergunta em um slide com suas respectivas gravuras. No
QUIZ que a turma fez foram 3 perguntas, assim no menu foram 3 imagens
correspondente a cada pergunta. Voc~e pode colocar duas perguntas ou
mais para cada imagem do menu.
4o)
Montar um slide para erros e outro para acertos. Não importa a ordem
em que ele fique no impress, os meus ficaram ao final.
O
segundo passo da atividade foi feito em casa seguindo o tutorial que
o Ray enviou-no pelo e-mail. Foi este abaixo
Após
a montagem dos slides precisamos travá-los para que não ocorra que
ao clicarmos nele não consigamos executar a tarefa que queremos. Em
seguida renomeamos todos os slides para iniciarmos a criação dos
hiperlinks. Os hiperlinks são importantes no jogo porque eles nos
levarão ao menu do jogo, a pergunta que escolhermos de acordo com o
menu, nos retornará ao menu e dirá se erramos ou acertamos a
questão
Os
hiperlinks são criados quando os slides estão renomeados, para
renomear slides basta clicar com botão direito em cada slide e
escolher a opção renomear abrirá uma caixa que será onde
escreveremos os nomes de cada slide. Os hiperlinks são clicando no
slide ou figura – inserir- documento- no ícone do alvo – escolhe
o slide que deseja que nos leve até ele - clicar em aplicar na caixa
menor para aparecer na caixa maior- cica na caixa maior e fecha. Para
averiqguar se o hiperlink foi bem feito, clica-se em F5 e testa.
O
legal é que podemos torná-lo mais dinâmico colocando sons e
animação das figuras, mas sempre tendo muito cuidado para não
ficar poluído demais.
Vale
ressaltar que 0 primeiro passo fizemos em sala de aula e o segundo em
casa. Foi uma diversão montar o jogo, gostei muito e reparei que
tosa a atividade usou tudo que aprendemos até esta data em sala de
aula, como inserir figura e hiperlink, como trabalhar com impress,
caixa de texto. Mas de uma maneira lúdica e dinãmica.
Nenhum comentário:
Postar um comentário