quinta-feira, 9 de julho de 2015

Relato 9


CURSO: EDUCANDO COM TECNOLOGIA – PROINFO INTEGRADO
RELATO 9
DATA: 25/06/2015


A aula iniciou com Ray explicando sobre a atarefa do fórum que estará disponível até dia 7 de julho deste ano. O professor explicou o que é uma atividade assicrona e síncrona no fórum. A síncrona é em tempo real como em chats e whattsap, Assíncrona não é em tempo real, ou seja, eu escrevo e no tempo de cada estudante irão passar pelo fórum em um determinado momento e fazer a leitura de que cada um posta. O responsável por sempre abrir o fórum é o tutor, neste momento ele determina o que deseja da atividade e explica como a mesma acontecerá.
Após esta explicação foi passado o vídeo do livro “Desistir nunca”, onde o professor chama nossa atenção para não desistirmos na primeira dificuldade. Nos leva a fazer uma reflexão do curso e de nossa vida!
Nesta aula aprendemos a fazer um jogo usando o LibreOffice impress, sinceramente amei! Fico imaginando em como pode ser útil em diversos conteúdos, daí me vem um monte de sugestões de jogos e me remete a uma grande saudade de quando eu estava em sala de aula, aquela nostalgia: “ Se estivesse em sala poderia trabalhar... com isso ou aquilo”.
Enfim como se monta um QUIZ:
1o O tema do jogo ( Conteúdo que pode ser dinamizado com um tema como folclóre)
2o O impress
3o As questões do jogo ( não pode ser muitas perguntas porque cansa o jogador
4o as imagens ( lembrando de sempre abrir uma pasta para guardar as imagens
Depois destes planejamento precisamos usar o impress e elaborarmos nele os passos abaixo, que foram tido pelo professor como o 1o passo da atividade:
1o) Uma capa que atraia os futuros jogadores
2o) Um menu com imagens para que escolha a pergunta que irá responder primeiro,
3o) colocar cada pergunta em um slide com suas respectivas gravuras. No QUIZ que a turma fez foram 3 perguntas, assim no menu foram 3 imagens correspondente a cada pergunta. Voc~e pode colocar duas perguntas ou mais para cada imagem do menu.
4o) Montar um slide para erros e outro para acertos. Não importa a ordem em que ele fique no impress, os meus ficaram ao final.
O segundo passo da atividade foi feito em casa seguindo o tutorial que o Ray enviou-no pelo e-mail. Foi este abaixo
Após a montagem dos slides precisamos travá-los para que não ocorra que ao clicarmos nele não consigamos executar a tarefa que queremos. Em seguida renomeamos todos os slides para iniciarmos a criação dos hiperlinks. Os hiperlinks são importantes no jogo porque eles nos levarão ao menu do jogo, a pergunta que escolhermos de acordo com o menu, nos retornará ao menu e dirá se erramos ou acertamos a questão
Os hiperlinks são criados quando os slides estão renomeados, para renomear slides basta clicar com botão direito em cada slide e escolher a opção renomear abrirá uma caixa que será onde escreveremos os nomes de cada slide. Os hiperlinks são clicando no slide ou figura – inserir- documento- no ícone do alvo – escolhe o slide que deseja que nos leve até ele - clicar em aplicar na caixa menor para aparecer na caixa maior- cica na caixa maior e fecha. Para averiqguar se o hiperlink foi bem feito, clica-se em F5 e testa.
O legal é que podemos torná-lo mais dinâmico colocando sons e animação das figuras, mas sempre tendo muito cuidado para não ficar poluído demais.
Vale ressaltar que 0 primeiro passo fizemos em sala de aula e o segundo em casa. Foi uma diversão montar o jogo, gostei muito e reparei que tosa a atividade usou tudo que aprendemos até esta data em sala de aula, como inserir figura e hiperlink, como trabalhar com impress, caixa de texto. Mas de uma maneira lúdica e dinãmica.




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